sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Idade Média - Colonato x Comitatus












Alguns alunos ficaram com uma dúvida na hora de relacionar as heranças germânicas e romanas do mundo medieval. Ao falarmos em feudo, estamos falando de um local que recebeu influências destes dois povos (Romanos e Germânicos). De maneira bem resumida, o colonato é uma tradição sobre a exploração da terra, enquanto o comitatus é uma tradição sobre uma relação militar. 

COLONATO: As terras são de posse de um senhor, enquanto que o colono é aquele que trabalha diretamente na terra. Como pagamento pelo uso da terra, os colonos dão ao senhor uma parte de sua produção.

COMITATUS: É uma série de obrigações que os chefes militares têm com seus guerreiros. Envolve fidelidade e proteção. Estas obrigaçoes influenciaram fortemente aquilo que ficou conhecido como Suserania e Vassalagem.

Espero ter respondido a dúvida.

Até a próxima!

26 comentários:

  1. Acho que entendi. Mas então a suserania e vassalagem tem sua origem no colonato e no comitatus? E por que com a crise do império romano os escravos foram transformados em colonos? Vejo vantagem para os ex-escravos que conseguiram arranjar trabalho em meio a crise. Mas não entendo porque os grandes proprietários não podiam manter seus escravos. Afinal , eles não pagavam nada aos escravos, pagavam? Achava que para os proprietários de terra, tanto faz como tanto fez se tivessem escravos ou colonos.
    Pode tirar essa dúvida pra mim, professor?
    Muito agradecida desde já!
    Flavia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que está muito tarde para responder, mas transformar o escravo em colono consiste em estimular a produtividade, uma vez que o colono fica com parte do que produz, ao contrário do escravo.

      Excluir
  2. Professor Ed,
    onde está a nossa aula sobre a Idade Média?
    O senhor pediu para copiarmos dessa aula os períodos da Idade Média.Onde está ela?

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu site !
    OBRIGADA pelas resposta, me ajudaram muito em uma tarefa de história, da idade média !
    mais eu tbm queria saber qual a diferença entre suserando e vassalo ?
    OBRIGADA ETERNAMENTE !
    BJOS ...

    ResponderExcluir
  4. Cara Iraci, procure por favor, os slides sobre a Idade Média. Eles estão indicados com o ano 2010, porém ainda serão utilizados neste ano.

    Letícia - A diferença entre suserano e vassalo é a seguinte: o suserano era o dono das terras. Ele entregava parte de suas terras a outra pessoa, que era nobre que nem ele. Esta pessoa se tornava vassala. O vassalo era a pessoa que dedicava proteção e fidelidade para um suserano. O suserano era superior ao vassalo. Entende?

    ResponderExcluir
  5. Olá,prof. Ed. A minha dúvida é esta:Como o senhor disse,os feudos eram auto-suficientes,ou seja,as pessoas tinham tudo que precisavam dentro dele.Mas o que eles FAZIAM nos feudos?Cultivavam as vegetações ou criavam animais?

    ResponderExcluir
  6. Cara Iraci, Nos feudos as pessoas viviam normalmente. ele tinha suas divisões internas: locais especificos para plantar, caçar, rezar, moer os grãos, etc.

    ResponderExcluir
  7. Oi colega professor, adorei o seu blog, também sou
    pró de História e tenho um blog aonde trabalho com os meus alunos, queria que me enviasse os seus slides por email, amei o seu jeito de passar a História, o meu endereço é sarahclio_v6@hotmail.com, não consegui baixar e queria que me ajudasse e enviasse pra mim...eu te dou todos os créditos...rsrs! Beijos e passa lá no meu blog...cheiro baiano.

    ResponderExcluir
  8. Professor eD jR me corrija se eu estiver errado
    O comitatus acaba por dar origem ao que vamos chamar posteriormente de relação de vassalagem, a qual carrega essa origem de fidelidade militar bárbara. O colonato acaba dando bases para a servidão na óptica produtiva do feudalismo, na qual o servo dá o excedente de produção para o senhor feudal.

    Correto?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro(a) R4m0n e R3nan,

      Eu não relacionaria desta maneira se fosse você, como se fosse algo imediato. Pense que ambas, tanto as relações militares quanto as relações econômicas e sociais tiveram origens germânicas e romanas, o que nos demonstra as tradições do colonato e comitatus.
      Obrigado pela sua questão!

      Excluir
  9. Adorei.me ajudou muito com a minha dúdida e meu professor meu deu parebéns,e eu dou os meu parabén para você.Beijos.!

    ResponderExcluir
  10. qual a diferença entre colonato e comitatus

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Caro professor...
    Ouvi falar que os colonos eram plebeus que foram trabalhar para os patricios quando ocorreu a crise do sistema escravista. Esta certo ?

    ResponderExcluir
  13. faltou falar de quem dos romanos etals

    ResponderExcluir
  14. faltou falar de quem dos romanos etals

    ResponderExcluir
  15. Dialética Hegeliana aplicada ao contexto de queda do Império. Elementos diferentes ( colonato x comitatus) se chocando dentro de um mesmo sistema ( sociedade romana) dando origem a algo novo, uma síntese: (feudalismo). Como na química: Na + Cl = NaCl

    ResponderExcluir
  16. Me ajudou muito,estou super satisfeita com o blogue, obrigada.

    ResponderExcluir
  17. Mas feudo não é uma terra. Feudo é um benefício ou concessão, dado por um senhor ao seu vassalo. Este feudo tanto pode ser uma terra, uma castelania, moinhos, direitos sobre uma mina, etc. O feudo é um tipo de concessão de exploração de uma propriedade, que se opõe ao alodio, que é mais semelhante a propriedade que nós conhecemos.Outro erro muito recorrente a essa questão é sobre a inexistência de comércio e de cidades. Havia um intenso comércio de vinho das regiões produtoras no sul da França para os mosteiros e castelos da Normandia e da Saxônia. Era tão importante, que muitas abadias consrguiam concessões para a exploração de vinícolas nessas regiões. As cidades romanas continuaram existindo na alta idadr média, mas muitas diminuiram muito de tamanho. A partir da era carolingia, muitas cidades se desenvolveram na região do Canal, principalmente nas regiões da Normandia e do Flanders. Durante a idade média plena (X-XIII), o comércio e as cidades da europa ocidental já suplantavam, e em muito, o desenvolvimento do Império Romano.

    ResponderExcluir
  18. mas qual e a semelhança e a diferença entre os dois?

    ResponderExcluir