quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Primeira Guerra Mundial




Agora estou postando os slides da aula do dia 09/02/2010. Observem as transformações ocorridas através dos mapas, e ás observações feitas por mim. Bons estudos!

Se quiser ampliar os slides, é só clicar em cima das imagens.



01) O mapa abaixo analisa os países existntes na Europa em 1910, apenas 4 anos do incío na primeira guerra. Depois, gostaria que vocês conferissem o mapa da Europa do ano 2000. É possível ver diferenças? É possível ver semelhanças? Reflitam sobre isso, e escrevam suas impressões no caderno.


02) Foram formados durante o século XIX e começo do sé;culo XX uma série de alianças político militares entre os países europeus. Alemanha, Império Austro Hungaro e Itália formavam a Tríplice Aliança, já a Inglaterra, França e Rússia formavam a Tríplice Entente. Cada aliança tinha seus prórpios interesses e desenvolvimento econômico.


03) A Guerra teve seu início com os conflitos separatistas da região da Sérvia dentro do Império Austro Húngaro. a região era conhecida como barril de polvora, pois acreditava-se que um conflito nesta região era só questão de tempo, uma vez que, estava prestes a explodir. Com o assassinato do Arqueduque Francisco Ferdinando, futuro rei do império, A Austro-Hungria decretou guerra a Sérvia. E foi iniciado o efeito dominó.  A Rússia decretou Guerra ao Império Austro-Húngaro. A Alemanha decretou Guerra à Rússia e à França. A Inglaterra decretou guerra a Alemanha, e por ai vai.

04) Mas será que o que gerou esse conflito foi realmente um movimento separatista e as políticas de alianças. Os historiadores afirmam que não. estes apenas foram alguns dos aspectos que geraram a Primeira Guerra Mundial, que pelo nome já desmonstra um caráter mais abrante que do terrítório da Europa. "A Guerra foi o resultado da deterioração das relações internacionais, devido aos conflitos imperialismos, aos nacionalismos exacerbados, aos problemas de fronteiras e, sobretudo, à corrida armamentistaque levara a uma estreita associação de interesses entre a grande indústria e o governo".

05) No fim da guerra, os países vitoriosos (Inglaterra e França) fizeram uma conferência na cidade de Versalhes, onde procuraram impor sua vontade aos chamados perdedores da Guerra (Alemanha e Império Austro Húngaro).  A Alemanha saiu como a grande culpada da Guerra. Devemos, contudo, perceber que esta guerra encontra-se num movimento maior, de crise do sistema capitalista, como vai ser demonstrado na Revolução Russa de 1917, Na crise de 1929, ascensão dos regimes totalitários e na Segunda Guerra Mundial.

Um comentário:

  1. PARABENS!!!PELO BLOG, UMA VERDADEIRA FERRAMENTA EDUCACIONAL,SANTA INSPIRAÇAO, ESTE ESPAÇO PROMOVE A INTEGRAÇAO ENTRE ALUNO E MESTRE!! GUSTAVO RODRIGUES DE BH MINAS GERAIS

    ResponderExcluir